História dos Grand Slam

O Grand Slam é a sequência dos quatro principais torneios do mundo: Roland Garros (Aberto da França), Wimbledon (Inglaterra), US Open (Aberto dos EUA) e Australian Open (Aberto da Austrália). A expressão Grand Slam veio de uma associação com outro esporte, o baseball. Quando uma equipe consegue completar, de uma só vez, as quatro bases, ela provoca um “grand slam” (grande barulho) no estádio – ninguém se cansa de aplaudir a incrível jogada. No tênis, quem vence os quatro maiores torneios consegue um fato tão raro quanto completar as quatro bases sucessivas no baseball, daí a comparação. O maior vencedor de Grand Slams é o suíço Roger Federer com 16 títulos. Vencer os quatro Grand Slams em uma única temporada é um fato muito raro.

Australian Open

O Open da Austrália ou Aberto da Austrália é um torneio de tênis disputado em Melbourne, na Austrália. Seis afiliações australiana de tênis e o corpo que regem o jogo na Nova Zelândia concordaram em formar a Associação de Lawn Tennis Austrália no ano de 1904. Em 1905 foi criado um torneio chamado The Australasian Mens Championships, que foi disputado em seis cidades diferentes. Em 1908, um estadunidense, Fred Alexander, tornou-se o primeiro estrangeiro a triunfar no Open da Austrália. A competição foi aberta às mulheres somente em 1922. Em 1972 o torneio foi realizado nos gramados do Clube de Críquete Wareousemans, Reserva Albert / Melbourne. Em 1985, os organizadores do Open da Austrália decidem mudar as datas do torneio, pois desde sua criação, o torneio era disputado em dezembro, no final da temporada.  Anteriormente o torneio era realizado na grama e partir de 1988, começou a ser realizado na quadra dura (superficie similar à do US Open, mas mais rápida), em Mebourne Park. Atualmente, é disputado no final do mês de janeiro, e é o primeiro torneio do Grand Slam a possuir uma quadra com um teto móvel, muito mais devido ao calor do verão australiano do que possíveis chuvas.

Roland Garros

O Torneio de Roland-Garros (French Open ou Aberto da França) é um torneio de tênis realizado em Paris, na França. Tem seu nome em homenagem a Roland Garros, francês pioneiro da aviação.

Em 1891 foi realizado o primeiro Campeonato Francês, o vencedor foi H.Briggs (um jogador de tênis competindo para ilhas britânicas, mas residente em Paris, França), derrotando Baigneres P. em final com 6-2 e  6-3. No início era uma competição fechada apenas a homens franceses, e o primeiro torneio de senhoras foi introduzido em 1897, com Adine Masson derrotando P. Girod de 6-1 e 6-3. O French Open Tennis se tornou internacional em 1925, ano em que o campeonato foi disputado no Stade français, no Racing Club de France, e tem sido realizados no estádio de Roland-Garros desde 1928. O vencedor foi Rene Lacoste que derrotou Jean Borota com 7-5, 6-1, 6-4. René Lacoste foi apelidado de “Crocodilo”, e hoje vemos o seu logotipo na marca Lacoste. Neste ano o Aberto da França estava em ascensão, e Lacoste juntamente com outros três jogadores franceses (Jacques Brugnon, Jean Borotra e Henri Cochet) que se tornaram conhecidos como os “Quatro Mosqueteiros”, ganharam a Copa Davis em 1928 na Filadélfia. Os homens troféu do Aberto da França são conhecidos hoje como o “Coupe de Mousquetaires” em sua honra.

Em 1928 duas mulheres, Miss Bennett, da Grã-Bretanha e Lafaurie Madame, da França, tiveram a honra de jogar a primeira partida na quadra central de Roland Garros. Em 1956 o torneio foi o anfitrião para o primeiro afro-americano vencedor do Grand Slam, o americano Althea Gibson.  Lendas do esporte levaram troféus nas décadas de 70 e 80, com Bjorn Borg ganhando seis títulos e Chris Evert, com sete títulos.

É disputado em quadra de saibro, em melhor de 5 sets para os homens e 3 sets para as mulheres. Em 1968, o torneio de Roland Garros foi o primeiro torneio do Grand Slam a ser “aberto”, permitindo a participação tanto de amadores como de profissionais. A superfície de saibro (lenta) e a ausência de tie-break no último set podem levar a partidas com duração de várias horas e com escores bastante elevados.

Wimbledon

O primeiro campeonato de Tênis de Wimbledon foi em 1877 no gramado de All England de tênis e Croquet Club em Wimbledon / Londres – Reino Unido. O torneio foi exclusivamente masculino e apenas 22 jogadores participaram do Mens Singles. O primeiro vencedor deste evento masculino foi Spencer Gore. All England Club foi o patrocinador do evento, que foi feito inicialmente para produzir dinheiro para consertar um rolo quebrado no clube privado, mas em vez disso, cresceu para o torneio mais respeitado no mundo todo. Desde então Wimbledon se tornou a verdadeira casa do tênis moderno. A partida final foi disputada em frente de 200 espectadores paga em xelim. O primeiro Torneio de Wimbledon foi jogado no clube privado colocado fora Worple Road (em 1922 o clube foi transferido para Church Road e sofreu diversas alterações desde então). O evento foi marcado para um período de 2 semanas de junho, exatamente seis semanas a partir da primeira segunda-feira em agosto. Verde e roxo sempre foram as cores principais de Wimbledon. As roupas dos jogadores tem que ser na sua maioria em branco. O Centre Court, o tribunal de maior prestígio em Wimbledon, foi reservado às finais – este tribunal é o mais prestigiado de todos os 19 tribunais. Além disso, quadra 1 e 2 tribunal sediará eventos sobre campeonatos de tênis. O único evento de Grand Slam que ainda está jogando na superfície de grama de Wimbledon é evento Championships (outros torneios do Grand Slam são: Aberto dos EUA, Australian Open e Aberto da França). As campeãs do torneio recebem uma bandeja de prata conhecida como Rosewater Dish e os campeões um copo de prata dourada. O ano de 2007 foi ótimo para a crescente popularidade, cerca de 500.000 espectadores com muito mais após a transmissão através da tv, internet, imprensa e outros meios de comunicação. Os participantes vêm de mais de 60 países para disputa do título. A partir de 2007, os homens e as mulheres passaram a receber o mesmo valor de premiação, nova era da história do tênis de Wimbledon.

US Open

O US Open (ou Aberto dos Estados Unidos), nomeado formalmente como ”United States Open Tennis Championships”, é um torneio de tênis disputado nos Estados Unidos. O primeiro campeonato dos EUA aconteceu em 1881 (precisamente em agosto do mesmo ano), em Newport, Rhode Island. É interessante que a história do torneio se origina em um cassino. No ano de 1887 os EUA Womens Championship Singles nacional introduzida no Cricket Club Filadélfia. Em 1903, Lawrence Doherty foi o primeiro estrangeiro a vencer o torneio. Em 1919, o torneio foi transferido para a cidade de Nova York, e em 1926 um francês, René Lacoste, torna-se o primeiro estrangeiro a triunfar no US Open.

O EUA Open Championships foi inicialmente jogado na grama “até 1974 e depois mudou a superfície para saibro verde. Outra mudança na superfície foi em 1978 quando Aberto dos EUA começou a ser jogado em quadras duras e, ainda hoje, é jogado em quadra com superfície dura. Desde 1987, o US Open é cronologicamente o quarto e ultimo dos Grand Slams no ano. Os jogos ocorrendo nas quadras do USTA Billie Jean King National Tennis Center em Flushing Meadows / Queens, na cidade de Nova Iorque.

Em 1997, o estádio Arthur Ashe é inaugurado, podendo acolher 23 500 espectadores, o maior do mundo. Junto com o Open da Austrália, o Torneio de Roland-Garros e Wimbledon, o US Open compõe os quatro torneios do Grand Slam.

Trackbacks for this post

  1. Dicas para executar um saque veloz | Jogando Tênis
  2. A Contagem no Tênis | Jogando Tênis

Deixe seu comentário

*

Customizado por Dale! marketing digital