Roger Federer conquista o Master 1000 de Madri pela 3º vez

Disputado no polêmico saibro azul pela primeira vez o Master 1000 de Madrid teve o suiço Roger Federer como seu grande campeão. Federer superou as dificuldades do novo saibro e se adaptou a superfície de uma maneira eficaz, assim conquistou o terceiro título na capital espanhola e seu vigésimo título em torneios de Master 1000 se igualando a Rafa Nadal.

Na campanha do título venceu cinco partidas contra os tenistas Milos Raonic, Richard Gasquet, David Ferrer, Janko Tipsarevic e na final venceu o tcheco Thomas Berdych por dois sets a um com parcias de 3/6 7/5 e 7/5.

Com esse título conquistou 1.000 pontos no ranking e agora é o novo número dois do mundo deixando Rafael Nadal no terceiro posto e encostando em Novak Djokovic ficando a 1.770 pontos do sérvio. A premiação de Roger Federer em Madrid foi de 585.800,00 euros, com isso ele se torna o primeiro tenista da história a ultrapassar a marca de US$ 70 milhões em premiação oficial.

DUPLAS

Nas duplas o título ficou com os poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski que venceram na final o sueco Robert Lindstedt e o romeno Horia Tecau por dois sets a zero, com parciais de 6/3 e 6/4. Os vencedores conquistaram 1.000 pontos no ranking e mais um cheque no valor de 181.400,00 euros.

Sobre o Saibro Azul

O Master 1000 de Madrid  foi disputado nesse ano em uma nova superfície, o saibro azul. Quem teve essa idéia de “pintar” o famoso saibro vermelho foi o ex tenista e bilionário romeno Ion Tiriac que é o dono do torneio. Com o objetivo de seguir a bolinha mais facilmente tanto para o publico quanto para os jogadores o piso azul causou muita polêmica. O piso ficou muito escorregadio prejudicando a movimentação dos tenistas, a bola quica pouco e o jogo ficou mais rápido.

O processo da construção das quadras não é nada fácil, é preciso descolorir o pó, deixar branco e tingir de azul. E quem comandou esse processo foi Gaston Cloup, responsável pelo saibro mais famoso do mundo, o de Roland Garros. Um outro motivo do saibro azul foi o fato de a cor do patrocinador oficial do torneio ser azul. Um outro fato curioso desse torneio foi a contratação de modelos profissionais como pegadoras de bola no torneio.

Os tenistas Novak Djokovic e Rafael Nadal foram os que mais criticaram a quadra e deram declarações que se em 2013 continuar esse piso eles não disputarão o torneio. O romeno Ion Tiriac respondeu as declarações dizendo que o torneio irá continuar com o mesmo piso e disse: “será uma pena se Nadal e Djokovic não jogarem, os jogadores passam mas o torneio fica.” Tiriac ainda estuda mudar a cor da bolinha para fluorescente no ano que vem.

Mas depois de uma semana muito intensa de torneio, o suiço Roger Federer mostrou que foi o tenista que mais se adaptou a nova quadra vencendo jogos duríssimos e exibindo toda sua versatilidade, passando por cima de todas as dificuldades que encontrou na chamada quadra “SMURF”.

Próximos torneios (14/05 a 20/05) : Master 1000 de Roma

Classificação TOP 10 -  Ranking da ATP – Semana 14/05/2012
1 – Novak Djokovic
2 – Roger Federer
3 – Rafael Nadal
4 – Andy Murray
5 – Jo-Wilfried Tsonga
6 – David Ferrer
7 – Thomas Berdych
8 – Janko Tipsarevic
9 – Juan Martin Del Potro
10 – John Isner
Brasileiros
67 – Thomaz Bellucci
118 – João Souza
123 – Rogério Dutra Silva
140 – Ricardo Mello
146 – Thiago Alves
147 – Julio Silva

Deixe seu comentário

*

Customizado por Dale! marketing digital