Férias dos tenistas

O período de festas para um tenista profissional dificilmente existe, alguns torneios inclusive tem data marcada para os primeiros  dias de janeiro, esta é uma época de muita preparação para o ano seguinte.

Segundo a ex-tenista e treinadora do Cetecamp, Fabiana Mak, o tenista tira férias antes de qualquer pessoa, assim quando acaba seu último torneio de seu calendário do ano, normalmente de 1 a 2 semanas dependendo do  jogador.

Mas o que são férias no tênis?

Se você imaginou que o tenista fica parado assistindo televisão se enganou, recomenda-se que o mesmo faça outros esportes para que seu retorno às quadra não seja tão difícil.

A Pré Temporada

Como em outros esportes, a exemplo do futebol, os tenistas também realizam a famosa pré-temporada, após aqueles pequenos dias de férias.  Esse é o momento em que o jogador se prepara para agüentar os torneios do próximo ano.

Enganam-se aqueles que pensam que são somente treinos leves, esta é a fase do treinamento mais forte do ano e se estiver totalmente parado na fase de transição (férias) terá dificuldade para voltar a se adaptar.

No momento das férias das pessoas “normais”, os atletas iniciam sua pré-temporada, que geralmente acontece no final de novembro, começo de Dezembro. Segundo a ex-tenista e treinadora do Cetecamp, Fabiana Mak , o treinamento é muito puxado, “O treinamento já se inicia dobrando a carga do que estão acostumados a treinar durante o ano, (número de dias, período ou apenas no volume e intensidade do treinamento)”.

O treinamento sempre é iniciado dando ênfase na parte física, chegando ao foco da parte técnica somente ao fim desta fase. Isso acorre pois o atleta deve ter uma base física grande para agüentar o calendário e é normal que ao treinar a parte física mais forte, que a parte técnica seja prejudicada.

Com preparação física pronta, já se pode diminuir o físico e começar a deixar o atleta mais preciso em seus golpes e jogadas. Os atletas possuem sua periodização, parando apenas para relaxar no dia de Natal e Ano Novo inclusive treinando entre estas datas específicas. A fase da pré-temporada terá fim próximo ao início do calendário de torneios entrando em uma nova fase de sua periodização.

Deixe seu comentário

*

Customizado por Dale! marketing digital