Como escolher a empunhadura correta para você

Escolhendo a empunhadura da raquete

A empunhadura ou grip é área onde você segura a raquete. Usualmente o grip pode ser encontrado em 6 tamanhos. Há duas diferentes nomenclaturas para os tamanhos de grip, a americana que expressa o diâmetro em polegadas e a européia que nomeia os tamanhos de L0 a L5. Segue uma tabela de equivalência entre as nomenclaturas:

Européia Americana
L0 4
L1 4 1/8
L2 4 1/4
L3 4 3/8
L4 4 1/2
L5 4 5/8

Utilizar o tamanho certo para você é de extrema importância para melhorar o seu desempenho de jogo e também evitar lesões. Com o tamanho certo de grip, você possui o máximo de aderência à raquete,  o que exige menos força na mão para manter controle. Se o grip for grande demais, não será possível o posicionamento correto da mão levando a perda de aderência e de controle. Com o grip muito pequeno o jogador terá também menos aderência e tenderá a compensar isso exercendo mais força. O uso prolongado de grips maiores, e principalmente menores do que o ideal, podem causar lesões nas mãos, pulsos e cotovelos.

Como encontrar o tamanho ideal de grip?

Há dois métodos usuais para medir o tamanho de grip para você. O primeiro consiste em empunhar uma raquete e com a outra mão posicionar seu dedo indicador entre a ponta dos dedos e a palma da mão que esta segurando a raquete. Seu dedo deve caber justo neste espaço.  Se sobrar um vão, o grip está grande demais, se o dedo não couber o grip está pequeno demais.

Escolhendo a Empunhadura da Raquete

Caso você não disponha de raquetes com diversos tamanhos de grip ou deseje obter maior precisão em sua medida, você pode utilizar o segundo método. Esse consiste em medir a distância entre a linha do meio da palma de sua mão até a ponta de seu dedo anelar.

Escolhendo a Empunhadura da Raquete

Vale lembrar que se você tiver em dúvida ou tiver que adivinhar o tamanho, é melhor estimar por cima, já que o risco de lesões é muito mais alto quando se utiliza um grip menor do que o ideal do que quando se utiliza um maior.

Caso você determine que o tamanho esteja no meio de duas empunhaduras disponíveis, adquira o grip menor, pois diminuir o tamanho da empunhadura é, na maioria das vezes, impossível, já aumentar é muito mais simples. Você pode aumentar o tamanho do grip em 1/16 de polegada com um overgrip ou em 1/8 de polegada utilizando uma manga.

Confira na GalliTennis opções de:

Vale ainda lembrar que se você pretende utilizar um overgrip para ter maior conforto, o aumento da empunhadura ocasionado pelo mesmo deve ser levado em conta na hora da escolha da empunhadura.

68 comentários

  1. JogandoTênis disse:

    Olá Thaynara,
    Como a mediada de sua mão deu 10 cm, normalmente o indicado é uma raquete com empunhadura L2 (4 1/4).
    Uma raquete com esse tamanho de empunhadura não é difícil de encontrar no mercado. Mas antes de comprar, é melhor fazer o teste na própria raquete para ver se a “pegada”estará bem firme.

    Abraços e bom jogo!

  2. Antônio Silva disse:

    Bom dia,

    A mediada da minha mão deu 12 cm. Qual a melhor empunhadura? L2 ou L3?

    Grato

  3. Saulo disse:

    Boas , eu iniciei no ténis a 3 , 4 meses mas muitas horas por dia e muitos dias. E acho que chegou a altura de comprar uma raquete melhor , eu meço 1.87 , 1.88 . Fiz o teste da mão e tenho 13.50 Cm gostaria de saber qual o Grip mais adequado para mim , para ter o melhor rendimento possível e evitar dores e possíveis lesões! Muito Obrigado

  4. JogandoTênis disse:

    Olá Antônio, boa tarde!
    Normalmente o indicado seria uma raquete com empunhadura L3 – 4 3/8. Mas hoje em dia, não é difícil encontra jogadores que optam por uma empunhadura menor que a indicada, buscando uma melhor “pegada” na hora da execução do golpe.
    Com isso, seria interessante que fizesse o teste diretamente no cabo da raquete, verificando assim qual melhor se encaixa ao seu estilo de jogo.

    Espero ter ajudado!

  5. JogandoTênis disse:

    Olá Saulo,
    No seu caso, além de se preocupar com o tamanho da empunhadura, seria interessante se atentar também com a execução do movimento e a tensão do encordoamento, fatores que influenciam no melhor rendimento.
    Quanto ao tamanho do grip, lhe indicaria o L4 – 4 1/2, mas acredito que o L3 (com acréscimo de overgrip) lhe cairia muito bem também.

  6. Rodrigo disse:

    A medida da minha mão deu 11,4 cm. Qual seria o tamanho ideal?

  7. JogandoTênis disse:

    Olá Rodrigo,
    Primeiramente desculpas pelo atraso em responder sua dúvida…
    Quanto a empunhadura, com essa medida (considerada pequena), normalmente a empunhadura utilizada é a L2 (4 1/4).
    Espero ter ajudado e bom jogo!

  8. Diego Costa disse:

    Pessoal preciso de ajuda, comprei uma raquete profissional, paguei uma nota, e ainda na hora de escolher errei na empunhadura, tenho uma mão grande e comprei L2, sei que deveria ter comprado L4 e agora a raquete já está a caminho, gostaria da opinião de vcs do que eu faço agora? envio a raquete quando chegar pra troca, o que vai me custar quase um mês de espera, ou se eu posso compensar com cushion grip. Essa opção poderia resolver meu problema?

  9. João disse:

    Olá, tenho 1,80m de altura e no teste da mão deu 13cm. Gostaria de saber se compro uma raquete L3 ou L4, pois no treino uso uma L3 e sinto dores do pulso, mas meu professor disse que é normal. Preciso de ajuda.

  10. JogandoTênis disse:

    Olá João,
    Sentir dores no pulso não é normal, pois com o tempo elas podem se agravar e ocasionar uma lesão mais grave.
    Não sei qual o nível do seu jogo, mas além da empunhadura, existem outros fatores que podem acarretar em dores, como: Erro na técnica de execução do movimento | Peso da raquete e/ou corda e tensão inadequada.
    Quanto ao tamanho da empunhadura, sugiro verificar primeiramente se esses fatores acima podem estar influenciando nas dores, pois no seu caso, acredito que a empunhadura L3 (4 3/8) seria a melhor indicada. Sugiro também verificar se o overgrip utilizado atende ao seu estilo de jogador, ou seja, se você é um jogador que transpira muito pelas mãos, optar por um overgrip com maior aderência, fazendo com que a raquete não gire durante o movimento.

    Espero ter ajudado e um Feliz Ano Novo!

  11. JogandoTênis disse:

    Olá Diego,
    Desculpas pelo atraso em responder sua dúvida, espero que ainda ajude!
    Nesse caso, indicaria realizar a troca, pois mesmo compensando com cushion grip não ficará a mesma coisa de uma raquete com a empunhadura ideal.
    Acredito que é melhor esperar e ter uma raquete adequada para seu estilo de jogo, do que fazer uma “gambiara” e correr o risco de um desconforto futuro. Pois como disse o investimento foi alto né?
    Att,
    Feliz Ano Novo!

  12. Cristina disse:

    Tenho um problema ase sem solução para o que o mercado nacional. Sou adulara, mas a minha empunhadura é L0. L1 já não é bom. Sei que na Europa e USA tem, mas aqui não. VCs tem idéia onde posso encontrar aqui no Brasil uma nessa empunhadura, ou importar?

  13. JogandoTênis disse:

    Olá Cristina,
    Em contato com nossos fornecedores de raquetes, infelizmente, todos disseram o mesmo que você…Que aqui no Brasil eles não trabalham com esse tamanho de empunhadura para o público adulto. Também foi pesquisa a possibilidade de importar, mas não deu certo.
    Espero que consiga encontrar uma raquete adequada para seu jogo!

  14. Márcio Vieira de Freitas disse:

    Como conciliar a altura do tenista com a medida da palma da mão?
    No meu caso, tenho 1,75 e segundo a tabela, a empunhadura adequada seria L4 ou 4 1/2.
    Isso parece correto, pois estou usando uma 4 3/8 com turn a grip e sinto ela rodar na mão.
    A medida deu entre 12 e 13.
    O que você sugere?
    Abs,

    Márcio.

  15. JogandoTênis disse:

    Olá Márcio,

    Conciliar a altura com a medida da palma da mão não é uma regra geral, e sim um padrão utilizado que na maioria das vezes dá muito certo.
    Como por exemplo, tem jogadores altos que gostam da empunhadura L2 para ter mais firmeza, já tem outros que não conseguem jogar com uma empunhadura mais fina.
    Enfim, vai de jogador para jogador e do seu estilo de jogo.
    No seu caso, acredito que a empunhadura L4 (4 1/2) seria sim a ideal, uma vez que a L3 está rodando (fato que não é bom, pois com o tempo pode ocasionar dores no cotovelo, além da falta de firmeza na execução do golpe).
    Mas antes de trocar, indicaria tentar mudar o overgrip que utiliza (optar por uma que adere mais na mão) ou fazer teste com uma raquete L4, antes de comprar uma raquete empunhadura L4.
    Espero ter ajudado!

  16. Márcio Vieira de Freitas disse:

    Ajudou muito.
    Grato pela atenção.

  17. Rafael disse:

    Olá.

    a medida da minha mão ficou em 11,8cm. Convertendo para polegadas deu 4 5/8in. A conversão é direta, ou existe alguma outra relação (tamanho da mão x polegadas)? abraço.

  18. JogandoTênis disse:

    Olá Rafael, não ela não é direta.
    Normalmente utilizamos o padrão do tamanho da mão e na maioria das vezes dá muito certo.
    No seu caso, a empunhadura indicada seria a L2 (4 1/4), devido a medida da sua mão (considerada pequena). Mas não é uma regra geral!
    Indico fazer testes em raquetes com empunhadura L2 e L3, e verificar qual proporciona melhor “pegada”, antes de optar pela compra.
    Espero ter ajudado!

Deixe seu comentário

*

Desenvolvido por Slice