Como trocar um grip ou overgrip

Trocando overgrip da raquete

É chamada de grip, a fita utilizada para dar acabamento na empunhadura de uma raquete. Trata-se de uma fita durável, fabricada em material que varia de acordo com a marca e o modelo de cada raquete. Já o overgrip é uma fita utilizada sobre o grip, mais fina e menos durável, que tem como objetivo para melhorar propriedades da empunhadura, como aderência e absorção de suor.

O processo de troca em ambos os casos é muito semelhante, vamos descrever aqui como isso é feito.

Para troca do grip você irá precisar:

  • Um alicate de bico ou uma chave de fenda de ponta fina;
  • Uma tesoura;
  • Um grampeador (opcional).

Já para a troca do overgrip você irá precisar apenas de uma tesoura.

1. O primeiro passo é retirar o grip ou overgrip antigo. No caso do grip, será necessário que você retire também o grampo que segura o mesmo ao fundo da raquete. Certifique-se de a superfície ficou limpa e que não restaram resíduos ou cola.

2. Se você estiver aplicando um grip que utiliza uma gola, passe ela pelo fundo e a posicione logo antes do coração da raquete. É bem mais fácil passar a gola pelo cabo antes de aplicar o novo grip.

3. Remova aproximadamente 30 centímetros da proteção traseira do grip, se houver. Com a raquete posicionada de cabeça para baixo, fixe o grip no fundo da raquete. Se você for destro fixe-o de forma que o grip fique a direita do ponto de fixação, já se você for canhoto fixe de forma que o grip fique a esquerda do ponto de fixação (vide imagem abaixo). Para fixação você pode utilizar um grampo na base da raquete. Também é possível fixar pela simples sobreposição. Você pode fazer isso segurando a ponta com uma mão e dando uma volta completa com a outra de forma que grip passe por cima de sua própria ponta. Há ainda modelos que possuem um pequeno adesivo que é utilizado para a fixação na base da raquete.

Como trocar um grip ou overgrip
4. Para enrolar o grip apóie a cabeça da raquete em sua perna ou quadril. Segurando firmemente o grip com uma mão gire a raquete lentamente com a outra fazendo uma sobreposição de aproximadamente 2 milímetros. Para destros gire a raquete no sentido horário, para canhotos gire a raquete no sentido anti-horário. Vá retirando a proteção traseira conforme for aplicando o grip no cabo de forma a evitar que ele cole em si mesmo.

Como trocar um grip ou overgrip

5. Quando chegar ao topo cabo trace com uma caneta ou lápis, uma linha acompanhando a borda superior. Desenrole a ponta superior do grip de forma que você possa ver a linha inteira e dobre ou corte utilizando a tesoura.

Como trocar um grip ou overgrip

Como trocar um grip ou overgrip

Como trocar um grip ou overgrip

6. Enrole novamente a ponta desenrolada e fixe com a fita que acompanha o grip. Caso haja gola deslize para baixo por cima da fita.

Como trocar um grip ou overgrip

Como trocar um grip ou overgrip

Pronto pra jogar!

Dicas para comprar:

Um comentário

  1. Mark Jordan disse:

    Eu costumo deixar a parte estreita do grip para o final. Inicio o enrolamento com a outra ponta do grip. Assim não precisa cortar nada no final.

Deixe seu comentário

*

Customizado por Dale! marketing digital