A bola de tênis

bola-de-tenis

A bola deve ter uma superfície externa composta por tecido uniforme e deve ser de cor branca ou amarela. Se houver qualquer emenda, deve ser sem costura.

A bola deve estar em conformidade com esses requerimentos e deve ter um peso maior que 56,0 gramas e menor que 59,4 gramas.

Mais de um tipo de bola esta especificado. Cada bola deve ter quicar mais de 134,62cm e menos de 147,32cm quando lançada de uma altura 254cm sobre uma superfície plana e rígida (ex.: concreto). Bola Tipo 1 (velocidade rápida) deve ter uma deformação maior que 0,495cm e menor que 0,597cm e uma “deformação de retorno” maior que 0,673cm e menor que 0,914cm, sob um peso de 8,165kg. Bola Tipo 2 (velocidade media) e Tipo 3 (velocidade lenta) devem ter uma deformação maior 0,559cm e menor que 0,737cm e uma “deformação de retorno” maior que 0,800cm e menor que 1,080cm sob um peso de 8,165kg.

Para jogos acima de 1.219m de altitude acima do nível do mar, dois tipos adicionais de bolas podem ser usadas.

i. O primeiro tipo é idêntico a Bola Tipo 2 (velocidade media) como definido acima, exceto que a bola deve quicar mais de 121,92cm e menos que 134,62cm a deve uma pressão interna maior que a pressão externa. Esse tipo de bola é conhecida como “bola pressurizada”.

ii. O segundo tipo é idêntico a Bola Tipo 2 (velocidade media) como definido acima, exceto que a bola deve ter uma pressão interna que seja aproximadamente igual a pressão externa e deve ser aclimatizada por 60 dias ou mais na mesma altitude de um torneio especifico. Esse tipo de bola e’ conhecido como “bola sem pressão”.

O terceiro tipo de bola que é recomendado para uso em qualquer tipo de superfície acima de 1.219m de altitude é a Bola Tipo 3 (velocidade lenta), como definida acima.

Todos os testes para pulo, tamanho e deformação devem ser feitos de acordo com a regulamentação definida pela ITF.

Caso 1: Qual tipo de bola deve ser usado em qual tipo de superfície?
Decisão: Três diferentes tipos de bolas estão aprovadas para uso de acordo com as Regras de Tênis, entretanto:

a) Bola Tipo 1 (velocidade rápida) é indicada para uso em quadras de superfícies de velocidade lenta;
b) Bola Tipo 2 (velocidade media) é indicada para uso em quadras de superfícies de velocidade medias;
c) Bola Tipo 3 (velocidade lenta) é indicada para uso em quadras de superfície de velocidade rápida.

Fonte: Site da Federação Paulista de Tênis | Fevereiro 2014

Deixe seu comentário

*

Desenvolvido por Slice